Atualizada em 30/04/2025

Diversidade de temas busca desenvolver diferentes áreas do audiovisual

Já estão confirmadas as datas e os oficineiros de todas as atividades do Laboratório Audiovisual Região Sul (LAB-ARS). São 16 atividades de formação e todas são abertas ao público. As oficinas começam as 9h da manhã na Otroporto (Benjamin Constant, 701a), no bairro Porto, em Pelotas.

Foto: Paulo Rossi

Pela manhã, as oficinas são abertas. À tarde, a programação fica direcionada ao desenvolvimento dos projetos selecionados no edital LAB-ARS.  

Da concepção inicial até a compreensão do mercado audiovisual, os temas são variados de acordo com as principais áreas da indústria audiovisual. As atividades também são uma oportunidade de construção de relações profissionais e artísticas que podem impulsionar carreiras e qualificar projetos audiovisuais, destaca o coordenador do laboratório, Alexandre Mattos Meireles.

“No final deste processo, queremos que nossa região tenha projetos audiovisuais capazes de serem executados por aqui, sejam filmes ou séries. Isso fortalece a nossa indústria audiovisual e a economia regional”, prevê.

 

Programação

Março
– 21/3 – Inclusão no Audiovisual – Kaya Rodrigues

Abril
– 11/4 – Desenvolvimento de Roteiro – Marton Olympio
– 25/4 – Oficina de direção – Giovani Borba
– 26/4 – Realização de obras seriadas – Pedro Guindani

Maio
– 16/5 – Desenho de som – Kiko Ferraz
– 17/5 – Produção executiva para o Audiovisual – Nora Goulart
– 23/5 – Direção de Arte – Vanessa Rodrigues
– 24/5 – Direção de fotografia – Cassio Henriques 

Junho
– 13/6 – Oficina de montagem – Jonatas Rubert
– 14/6 – Pós-produção de imagem – Daniel Dode
– 27/6 – Produção de longa metragem – Aleteia Okna
– 28/6 – Projeto de longa metragem e série – Beto Rodrigues

Julho
– 11/7 – Oficina de marketing e distribuição – Camila de Moraes
– 12/7 – Gestão de negócios audiovisuais – Alceu Silva
– 18/7 – Qualificação da produção executiva, do conceito à realização – Denise Machado
– 19/7 – Oficina preparatória para rodada de negócios, entendendo o mercado, planejamento e distribuição – Daniela Israel

Ecossistema ARS
O Ecossistema ARS faz parte de uma iniciativa que busca qualificar a indústria audiovisual do Rio Grande do Sul. As atividades são realizadas com recursos do Edital Ecossistema Regional de Audiovisual, através da Lei Paulo Gustavo, Pró Cultura RS, Secretaria de Cultura do Estado do RS (SEDAC-RS), Instituto Estadual de Cinema (IECINE), Ministério da Cultura e Governo Federal. O ecossistema é realizado pela Campos Neutrais Produções e cursos de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).