Atividades com os produtores Beto Rodrigues e Aletéia Selonk estão marcados para sexta e sábado às 9h

O Laboratório Audiovisual Região Sul (LAB-ARS) promove outras duas oficinas gratuitas neste final de semana. O tema dos dois encontros será em torno da produção e criação de projetos cinematográficos de longa-metragens e séries. As formações são abertas ao público e começam às 9h na Associação Otroporto Indústria Criativa (Rua Benjamin Constant, 701a).

Na sexta (27), quem ministra a aula é Aletéia Selonk sobre produção de longa-metragem. Atualmente está na presidência do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV), integra o Conselho de Representantes do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) e o Instituto + Mulheres Audiovisual, iniciativa que busca ampliar as oportunidades para mulheres na indústria do cinema.  “Teremos momentos produtivos para qualificar os projetos da região Sul, considerando o trabalho realizado desde a criação até o lançamento. Espero contribuir de modo a fortalecer as potencialidades já existentes nos agentes da região”, comenta Aletéia. 

No sábado (28) é a vez de Beto Rodrigues, um dos fundadores da Panda Filmes. Rodrigues vai tratar da criação de projetos de longa-metragem e série.  “É uma temática ampla. Eu já tenho uma experiência de 32 longas e 7 séries. Vou tratar dos desafios, desde a concepção e como desenvolver essa ideia, tipos de fontes pra buscar recursos, parcerias possíveis e eventos de mercado. Isso porque para além do roteiro e argumento, é essencial ter um material bem desenvolvido para venda e captação de recursos pra realização”, resume o produtor. 

Para participar das atividades não é necessário fazer inscrição e as palestras contam com acessibilidade e tradução em Libras.  O Ecossistema ARS faz parte de uma iniciativa que busca qualificar a indústria audiovisual do Rio Grande do Sul. As atividades são realizadas com recursos do Edital Ecossistema Regional de Audiovisual, através da Lei Paulo Gustavo, Pró Cultura RS, Secretaria de Cultura do Estado do RS (SEDAC-RS), Instituto Estadual de Cinema (IECINE), Ministério da Cultura e Governo Federal. O ecossistema é realizado pela Campos Neutrais Produções e cursos de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Aletéia Selonk

Produtora audiovisual, fundadora da Okna em 2006 com um currículo de importantes produções nacionais como os longas “Até que a Música Pare”, “Uma Carta para Papai Noel”, “A Primeira Morte de Joana”, “Mulher do Pai”, e a animação “As Aventuras do Avião Vermelho”. Acumula experiência em coproduções internacionais, tendo trabalhado em parceria com Argentina, França, Itália e Argentina.  Em 2024, lançou o Instituto Akamani, um espaço dedicado à formação audiovisual e à criação de comunidades profissionais. 

Beto Rodrigues

Sócio-diretor da Panda Filmes e Pé Na Estrada Filmes. Trabalha como produtor, produtor executivo e diretor, além de colaborador em roteiros. Atuou em diversos papéis em 32 longas-metragens e 7 séries. Seus trabalhos mais recentes como produtor são os longas-metragens “Fazenda Colonial”, em pré-produção e em parceria com a plataforma Netflix, com previsão de lançamento em março de 2026; “A Banda” (2024/2025), dirigido por Hsu Chien, em pós-produção; “Filhos do Mangue” (2024/2025), dirigido por Eliane Caffé. Atualmente, está coproduzindo ou atuando como produtor associado ou produtor executivo em quatro longas-metragens, todos com filmagens previstas até março de 2026: “Blanca e Seus Universos”, em coprodução com a Región Cine, do Uruguai; “Aba Larga”, produção da Ruschel Studios; “Falsianne”, em coprodução com a 34 Filmes de Brasília e Animália, de Belém do Pará; e “Fazenda Colonial”, em coprodução com a Kromaki do Rio de Janeiro e a Netflix.

Programação julho

– 11/7 – Oficina de marketing e distribuição – Camila de Moraes

– 12/7 – Gestão de negócios audiovisuais – Alceu Silva

– 18/7 – Qualificação da produção executiva, do conceito à realização – Denise Machado

– 19/7 – Oficina preparatória para rodada de negócios, entendendo o mercado, planejamento e distribuição – Daniela Israel