Oficina trata da acessibilidade no audiovisual com o premiado ator
O Laboratório Audiovisual Região Sul (LAB-ARS) recebe nesta quarta-feira (18) o premiado ator Victor di Marco para uma oficina sobre acessibilidade no audiovisual. A atividade é gratuita e conta com tradução em libras. O encontro será no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na sala 204AC e começa às 9h da manhã.
Victor é ator, diretor e roteirista. Seu trabalho de estreia, o curta “O que Pode um Corpo?” (2020) passou pelos principais festivais de cinema do Brasil, recebendo mais de 40 prêmios e sendo indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Na oficina, Victor apresentará um panorama do corpo com deficiência no cinema, do dispositivo à linguagem. “Faz parte de uma pesquisa que venho realizando no cinema. De como a deficiência é abordada e pra isso faço uma correlação com o cinema Queer”, comenta.
Em 2022, Victor recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado, Festival Guarnicê de Cinema e Festival ForRainbow pelo filme “Possa Poder”. Com isso, foi convidado a realizar a residência de seu solo teatral “Azul Marítimo” no CCDiversidade em São Paulo. Com seu projeto de longa-metragem, “Nós a Sós”, participou de laboratórios de roteiro como, Curitiba_LAB, BrLab e FRAPALab e obteve destaques e menções em suas participações. O filme terá distribuição da Vitrine Filmes e, atualmente, já se encontra em pós-produção.
Com seu mais recente curta, “ZAGÊRO”, Victor ganhou mais uma vez o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado, Festival de Vitória e CINEPE e se destaca ainda mais enquanto um ator DEF de sua geração.

Mais oficinas no final do mês
Nos dias 27 e 28, as oficinas abertas serão na Otroporto e também começam às 9h. Na sexta-feira (27), Aletéia Selonk fará uma palestra sobre produção de longa-metragem. No sábado (28) é a vez de Beto Rodrigues falar sobre projeto de longa-metragem e série.
O Ecossistema ARS faz parte de uma iniciativa que busca qualificar a indústria audiovisual do Rio Grande do Sul. As atividades são realizadas com recursos do Edital Ecossistema Regional de Audiovisual, através da Lei Paulo Gustavo, Pró Cultura RS, Secretaria de Cultura do Estado do RS (SEDAC-RS), Instituto Estadual de Cinema (IECINE), Ministério da Cultura e Governo Federal. O ecossistema é realizado pela Campos Neutrais Produções e cursos de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Programação de Junho
– 18/6 – Acessibilidade no audiovisual – Victor di Marco – 9h, na Sala 204AC no Centro de Artes
– 27/6 – Produção de longa metragem – Aleteia Selonk – 9h, na Otroporto
– 28/6 – Projeto de longa metragem e série – Beto Rodrigues – 9h, na Otroporto