Oficinas gratuitas nesta sexta e sábado são gratuitas e abertas para toda a comunidade
Nesta sexta (23) e sábado (24) tem novas oficinas abertas no Laboratório Audiovisual Região Sul (LAB-ARS). As temáticas das formações são Direção de Arte e Direção de Fotografia. As atividades são abertas e gratuitas.
Para participar das formações não é necessária inscrição prévia e os eventos contam com tradução em libras. As formações do LAB-ARS fazem parte do Ecossistema Audiovisual Região Sul (ARS), uma iniciativa que busca qualificar a indústria do cinema no extremo sul do Brasil.
“As oficinas sempre são de temas de interesse pra quem trabalha com vídeo e são de portas abertas pra comunidade” explica Francisco Ferrari Maximila, produtor executivo do Ecossistema ARS.
Sexta-feira (23), às 9h, a atividade será no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O tema do encontro é Direção de Arte e a convidada é Vanessa Rodrigues. Formada em Produção Audiovisual pela PUCRS, trabalha com direção de arte em séries, filmes e comerciais. No currículo, tem a série Centro Liberdade pela Prana Filmes e o longa-metragem “Virginia e Adelaide” pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Recebeu o prêmio de Melhor Direção de Arte no Cinema Negro em Ação pelo álbum visual da sambista Pâmela Amaro e também no Festival de Cinema de Gramado, pelo curta-metragem “Colapso: Terra em chamas”.
No sábado (24), a oficina de Direção de Fotografia é pela manhã e começa às 9h na Otroporto (Benjamin Constant 701a). A formação será com Cássio Henrique, diretor de fotografia. Iniciou a carreira na Zeppelin Filmes e nos últimos anos tem se dedicado ao cinema. Foi assistente de câmera em filmes como Mato ou Morro e Athena de Caco Souza e na série Centro Liberdade de Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Lívia Ruas, além do longa-metragem Uma carta para o Papai Noel, de Gustavo Spolidoro. Foi diretor de fotografia da porção audiovisual da exposição Lupi: pode entrar que a casa é tua, realizada pelo Farol Santander.
As atividades são realizadas com recursos do Edital Ecossistema Regional de Audiovisual, através da Lei Paulo Gustavo, Pró Cultura RS, Secretaria de Cultura do Estado do RS (SEDAC-RS), Instituto Estadual de Cinema (IECINE), Ministério da Cultura e Governo Federal. O ecossistema é realizado pela Campos Neutrais Produções e cursos de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).