Oficinas abordam montagem, pós-produção em imagem, acessibilidade e produção de séries e longa-metragens

O Laboratório Audiovisual Região Sul (LAB-ARS) já tem a programação de junho confirmada, quando serão ofertadas cinco oficinas gratuitas sobre temáticas ligadas ao cinema. As atividades são abertas para toda a comunidade e contam com tradução em libras. 

Nos dia 13 e 14, as palestras começam às 9h na Otroporto (Benjamin Constant 701a). Na sexta (13), a oficina é com Jonatas Rubert sobre montagem. Atua há 15 anos como montador, educador, curador, diretor e roteirista. Montou séries como “Dragon” (GloboPlay), “Grandes Cenas” (Canal Curta!), “Sementes de Amanhã” (Canal Futura) e longa-metragens como “Portuñol”, (melhor longa gaúcho no Festival de Gramado 2020), “Vai Dar Nada” (Paramount Plus), “Memórias de Um Esclerosado” (prêmio de montagem no Festival de Gramado 2024) e “Virgínia e Adelaide” (hors concours Festival de Rio 2024). Atualmente dedica-se como roteirista e diretor no longa “Uma em Mil” com estreia em 2025.

No sábado (14), o LAB recebe Daniel Dode para tratar de pós-produção em imagem. Dode é supervisor de pós-produção e gestor de projetos cinematográficos. Acumulou experiência em trabalhos para clientes como BBC, Walt Disney Company, Discovery Channel, Channel 4 e MTV.

Sua lista de créditos ultrapassa os 50 filmes de longa metragem, além de mais de 20 séries de TV, trabalhando com grandes diretores como Jorge Furtado, Ana Luisa Azevedo, Edson Celulari, Esmir Filho, Carlos Gerbase e Roberto Gervitz e atendendo clientes como Globo, Amazon Prime, Endemol, Canal Brasil e History Channel entre outros.



No dia 18, quarta-feira, a oficina com Victor di Marco será na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o tema será acessibilidade no audiovisual. A formação será às 9h na Sala 204AC no Centro de Artes e também é aberta e gratuita. Com seu projeto de longa-metragem, “Nós a Sós”, participou de laboratórios de roteiro como Curitiba LAB, BrLab e FRAPALab e obteve destaques e menções em suas participações. O filme terá distribuição da Vitrine Filmes e, atualmente, já se encontra em pós-produção.  Com seu recente curta, “ZAGÊRO”, Victor ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado, Festival de Vitória e CINEPE.

Nos dias 27 e 28, as oficinas abertas serão na Otroporto e também começam às 9h. 

Na sexta-feira (27), Aletéia Selonk fará uma palestra sobre produção de longa-metragem. Produtora audiovisual há 20 anos, acumula experiências em coproduções internacionais em parcerias com Argentina, França, Itália e Argentina. Em 2024, lançou o Instituto Akamani, um espaço dedicado à formação audiovisual e à criação de comunidades profissionais. Atualmente está na presidência do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (Siav).

No sábado (28) é a vez de Beto Rodrigues falar sobre projeto de longa-metragem e série. Sócio-diretor da Panda Filmes e Pé Na Estrada Filmes, ambas no Brasil, trabalha como produtor, produtor executivo e diretor, além de colaborador em roteiros. Atuou em diversos papéis em 26 longas-metragens e 7 séries. Atualmente, está coproduzindo ou atuando como produtor associado ou produtor executivo em 4 longas-metragens, todos com filmagens previstas até março de 2026.

O Ecossistema ARS faz parte de uma iniciativa que busca qualificar a indústria audiovisual do Rio Grande do Sul. As atividades são realizadas com recursos do Edital Ecossistema Regional de Audiovisual, através da Lei Paulo Gustavo, Pró Cultura RS, Secretaria de Cultura do Estado do RS (SEDAC-RS), Instituto Estadual de Cinema (IECINE), Ministério da Cultura e Governo Federal. O ecossistema é realizado pela Campos Neutrais Produções e cursos de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).


Programação de Junho

– 13/6 – Oficina de montagem – Jonatas Rubert – 9h, na Otroporto

– 14/6 – Pós-produção de imagem – Daniel Dode- 9h, na Otroporto

– 18/6 – Acessibilidade no audiovisual – Victor di Marco – 9h, na Sala 204AC no Centro de Artes

– 27/6 – Produção de longa metragem – Aleteia Selonk – 9h, na Otroporto

– 28/6 –  Projeto de longa metragem e série – Beto Rodrigues – 9h, na Otroporto